Número total de visualizações de páginas

domingo, 30 de outubro de 2011

Luiz Inácio Lula da Silva com câncer na laringe

Luiz Inácio Lula da Silva (66), ex-presidente do Brasil, está internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, com diagnóstico de câncer na laringe, descoberto após uma avaliação multidisciplinar realizada neste sábado, (29.10.11), informou o boletim médico.

Nos próximos dias, Lula irá iniciar um tratamento com quimioterapia. Ainda segundo o boletim, o ex-presidente "encontra-se bem e deverá realizar o tratamento em caráter ambulatorial". Ele será atendido pela equipe médica coordenada pelos Drs. Roberto Kalil Filho, Paulo Hoff, Artur Katz, Luiz Paulo Kowalski, Gilberto Castro e Rubens V. de Brito Neto.

A actual presidente do Brasil, Dilma Rousseff, de 63 anos, foi diagnosticada em 2009 com um cancro no sistema linfático, e os médicos a consideram curada, seguindo-se o seu homólogo Fernando Lugo do Paraguai, de 60 anos,cujo diagnostico em Agosto de 2010 confirmava ter um linfoma não-Hodgkins (não agressivo).

Após se submeter a seis sessões de quimioterapia em São Paulo e Assunção, em Dezembro de 2010 os seus médicos declararam que os tumores tinham desaparecido.

O ex-bispo foi eleito em 2008, para um mandato de cinco anos, até Agosto de 2013.

Situação igual vive Hugo Chávez, presidente venezuelano, de 57 anos, que foi diagnosticado com câncer no fim de Junho de 2011, mas não revelou de que tipo, nem onde estava alojado o tumor que removeu em 20 de Junho deste ano, na capital cubana, Havana.

Em Outubro, Chávez disse que exames médicos confirmaram os bons prognósticos sobre a evolução da sua saúde, após se submeter a quatro sessões de quimioterapia, três em Havana e uma em Caracas.

Chávez está no poder desde 1999, e, nas eleições presidenciais de Outubro de 2012, tentará um terceiro mandato de seis anos.

Ainda de acordo com as informações do telejornal, o ex-presidente, que está no hospital acompanhado da mulher,Marisa Letícia (61), passou todo o sábado sedado. Uma parte do tumor, localizado acima das cordas vocais, foi retirada para análise e os médicos já sabem que ele tem de 2 a 3 cm, está em fase inicial – o que facilita a cura – e está capsulável, ou seja, não se espalhou.

Lula chegou na noite de ontem ao hospital para fazer exames. Desde a comemoração de seu aniversário, na quinta-feira, 27, ele vinha se queixando de rouquidão. Tabagismo e consumo de bebidas alcoólicas são as principais causas da doença, uma dos mais comuns da região da cabeça.

O tratamento, que consistirá em três sessões de rádio e quimioterapia a cada vinte dias durante três meses, deve começar na próxima segunda-feira, 31. Mas o ex-presidente não precisará ficar internado, e tem 80% de chances de se curar.

O ex-presidente e Dona Marisa devem voltar ainda hoje para São Bernardo do Campo, onde moram.

Sem comentários:

Enviar um comentário

o que achou !?