O processo instaurado contra Jaime de Marichalar, ex-marido da infanta Elena de Espanha, por ter permitido que o filho, Felipe Juan Froilán, de 13 anos, manuseasse uma arma de fogo, foi arquivado. A juiz do Tribunal da Primeira Instância e Instrução número 1 de Sória considerou que não houve negligência grave por parte do duque de Lugo e decretou o arquivamento do processo, que poderá ser reaberto no prazo de seis meses se a pessoa lesada, o seu representante legal ou o Ministério Público apresentarem queixa.
No auto, fica claro que apesar de haver uma infracção grave cometida por negligência – uma vez que Felipe Juan Froilán não tem 14 anos, idade a partir da qual é permitido o manuseamento de armas em Espanha – tem de existir uma denúncia prévia por parte do lesado.
Recorde-se que o neto do rei Juan Carlos disparou no próprio pé quando se encontrava a treinar tiro com o pai, numa quinta da família. Felipe Juan Fróilan teve de ser operado, esteve hospitalizado uma semana e recebeu alta na passada segunda-feira.